O governador Rafael Fonteles anunciou que lançará o “Pacto pela Ordem”, um programa que integrará varios entes, com o objetivo de combater à criminalidade organizada.
Segundo o governador, é preciso ampliar o espectro de abrangência das ações de segurança pública do Piauí.
“Vamos lançar, na próxima semana, o Pacto pela Ordem para colocar no mesmo sistema as várias ações de segurança. Vamos reforçar o sistema penitenciário, para que a ressocialização aconteça. Queremos continuar reduzindo os índices de criminalidade, inclusive com a integração com outros estados”, afirmou Rafael Fonteles.
Apesar dos indicadores da segurança pública estarem positivos, com a redução de crimes como latrocínio (50%), roubos e assaltos, especialmente roubos de celulares, há a reincidência e a ocorrência de mortes de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e facções criminosas. Segundo o governador, esse é o grande desafio.
Rafael destacou ainda que a segurança do Estado tem evoluído em inteligência e o uso da tecnologia permitiu um salto qualitativo nas operações. “O Piauí evoluiu muito na qualidade técnica e dos equipamentos que a nossa polícia científica tem à disposição.
Fonte: Portal Governo do Estado

