Polícia conclui inquérito e indicia motorista e dois empresários após ônibus tombar e causar morte de sete pessoas no PI

Eles devem responder por homicídios culposos, homicídio simples por dolo eventual e exercício ilegal da profissão. Acidente aconteceu na BR-135, em 7 de janeiro deste ano.

A Polícia Civil concluiu e relatou à Justiça, nesta terça-feira (22), o inquérito policial sobre o acidente que causou a morte de sete passageiros de um ônibus na madrugada de 7 de janeiro deste ano, na BR-135, entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí. O documento indicia pelo acidente o motorista e dois empresários que administravam e gerenciavam a empresa responsável pelo veículo.

Os três homens foram indiciados por:

  • Homicídios culposos, ou seja, cometidos sem intenção de matar, de seis passageiros;
  • Homicídio simples por dolo eventual – quando o acusado sabe que a ação pode causar a morte e, mesmo assim, assume o risco – pela morte de Kaíque Glauber Lúcio de Farias, motorista reserva que dormia no bagageiro no momento do acidente;
  • Exercício ilegal da profissão.

O inquérito também aponta irregularidades na parte mecânica do veículo, como pneus carecas e com sulcos desgastados. Além disso, o ônibus transportava 44 pessoas: 42 passageiros e dois motoristas. Haviam, portanto, dois passageiros além de limite máximo do veículo.

Motorista reserva morreu enquanto descansava em bagageiro de ônibus

O motorista Kaíque Glauber Lúcio de Farias era um dos motoristas da viagem, mas estava descansando no bagageiro no momento do acidente e morreu. Conforme a família, ele trabalhava fazendo viagens interestaduais há anos. Devido à distância e longa duração, essas viagens são realizadas com dois motoristas, que se revezam na condução.

Segundo a Polícia Civil, o corpo do motorista chegou a ser arremessado, junto com bagagens, para fora do ônibus e, na sequência, foi prensado pelo veículo.

Relembre o acidente

Um ônibus tombou na madrugada de 7 de janeiro de 2025 na BR-135, entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí. Sete pessoas morreram e 19 ficaram feridas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Todos os mortos são naturais do Ceará. Os nomes deles são:

  • Kaique Glauber Lucio de Farias (motorista)
  • Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos
  • Emanuel da Cruz Silva Belizardo
  • Miguel Oliveira de Freitas
  • Graceli Barroso Rufino de Freitas
  • Alexandre Barros Teófilo
  • Antônia Maria de Castro

Na ocasião, a empresa responsável pelo veículo, a Baleia Turismo, publicou nas suas redes sociais uma nota, lamentando o ocorrido, e informou que enviou uma equipe ao local para auxiliar nas investigações. “Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, desejando conforto e força para enfrentar esta difícil perda”, disse em nota.