Polícia Federal desarticula esquema de fraude no INSS no Piauí

A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social – COINP, deflagrou, nesta quarta-feira (19/03), a Operação Falsas Aparências, visando desarticular um esquema de fraudes que causou prejuízo milhonario ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Polícia cumpriu 3 mandados mandatos de busca e apreensão em Parnaiba e Cocal, cidades localizadas na região norte do estado.

A Justiça Federal ainda determinou bloqueio de bem avaliados em mais de 3 milhões de reais comi forma de amenizar os prejuízos causados pela quadrilha especializada em fraude e lavagem de dinheiro.

As investigações apontam que os suspeitos atuavam no recrutamento de interessados na obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais, fazendo a falsificação de documentos utilizados para instruir os requerimentos, tanto na esfera administrativa quanto judicial, inclusive os documentos eram assinados por profissional da área da saúde.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista que é composta pela Polícia Federal – PF, pelo Ministério da Previdência Social – MPS e pelo Ministério Público Federal – MPF, estão atuando de forma integrada para combate os crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista.